João Fonseca vence e vai a terceira rodada em Wimbledon; Bia cai para húngara

Por Portal Opinião Pública 03/07/2025 - 10:42 hs
Foto: Reprodução / Instagram @joaoffonseca

O tenista João Fonseca avançou à terceira rodada do torneio de Wimbledon, terceiro Grand Slam do ano. O brasileiro venceu o estadunidense Jenson Brooksby, atual número 101 do ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) por 3 sets 1, com parciais de 6/4, 5/7, 6/2 e 6/4. Essa é a segunda vez que Fonseca chega a terceira rodada de um Grand Slam. A primeira foi em Roland Garros, neste ano.

O brasileiro fez uma partida muito sólida, vencendo o primeiro set com uma quebra no sexto game e finalizando a parcial em 34 minutos. No set seguinte, a partida seguiu equilibrada, mas Brooksby levou a melhor, quebrando o serviço de Fonseca no 12º game e empatando o jogo. Na parcial seguinte, o brasileiro manteve-se firme e fechou o set em 38 minutos. Já no quarto set, os dois tenistas conseguiram quebras, mas Fonseca foi mais eficiente, finalizando o jogo.

Na próxima rodada, Fonseca vai enfrentar o chileno Nicolás Jarry, que eliminou o norte-americano Learner Tien.

Com a vitória, Fonseca – de 18 anos – é o primeiro tenista desta idade a chegar tão longe no Grand Slam inglês desde 2011, quando o australiano Bernard Tomic avançou às quartas de final. O brasileiro também é o primeiro tenista do país a chegar à terceira rodada de Wimbledon desde Thomaz Bellucci, que alcançou a mesma fase em 2010.

Já Bia Haddad Maia acabou caindo para a húngara Dalma Gálfi, 110 do mundo, com parciais de 7/6 (7) e 6/1. O primeiro set foi equilibrado, com Gálfi quebrando o serviço de Bia no sétimo game. A brasileira devolveu a quebra no 10º game, mas no tie-break, a húngara foi mais eficaz. Já na segunda parcial, Bia acabou sendo dominada pela rival e não ofereceu muita resistência, perdendo o jogo em sets diretos.